EVENTOS

Exposição virtual do artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues

Reproduzir vídeo

Desde 2004, com seu trabalho social em comunidades do RJ, vem inserindo em sua arte o conceito das histórias invisíveis e a importância da ampliação do olhar para a vida e principalmente, enxergar o outro.

Algumas vezes trazendo as próprias crianças das comunidades como co-autoras de suas instalações, como foram as exposições  itinerantes O MURO em 2012, “No espaço entre nós em 2017 e Assim me vejo em 2019. Todas interativas.

 

Esta mostra virtual tem a intenção de falar sobre a importância do “olhar” ampliado e da consciência de que não enxergamos as pequenas coisas e com isso perdemos o universo de possibilidades contido nelas. 

“Essa é uma experiência inédita para mim. Reagi a princípio. Mas há algo que me encanta, a ideia de que o virtual possibilita uma visita ao ambiente artístico sem as limitações geográficas, sociais ou culturais.” diz o artista.  

 

Sobre a mostra virtual, o artista ainda nos fala:

 

“Quando as artes visuais são a profissão, o olhar é uma ferramenta. 

A partir do trabalho que desenvolvo em comunidades marginalizadas, olhar para a parte e não só para o todo, passou a ter ainda mais importância. Acredito que tudo que vemos e escutamos é sempre um recorte de algo maior. 

Em função do valor que eu deposito nas particularidades, não olho apenas para o horizonte, gosto também de ver o que está mais perto, como os lugares onde piso.

O piso das calçadas, ruas e estacionamentos estão impregnados de histórias que transformam os espaços públicos em verdadeiras galerias de arte. Mas, como acontece com as comunidades marginalizadas, essas histórias são invisíveis para a maioria das pessoas ou estão presas por um olhar que só enxerga os buracos, as rachaduras e as manchas no chão, apenas como erros, imperfeições e sujeira.”

 

A relação artista & arte-educador de Helio Rodrigues, sempre traz frutos: 

Nessa exposição, a interatividade aproveita o ambiente virtual para aproximar crianças e adolescentes com o fortalecimento da linguagem artística. Promove um desdobramento da exposição ao levar ações que fortaleçam o olhar, para escolas no Brasil e em Portugal inicialmente, assim como o projeto em construção de aproximar crianças judias e palestinas através da arte.

 

SERVIÇO:

  • Dia 28 de Novembro 2021 inicia a mostra através do canal do Arte Ação Brasil


  • Dia 01 de Dezembro 2021 – 

            Palestra SOBRE O OLHAR – Na arte e na Educação

            Abordagens:

O olhar ordinário e extraordinário

O olhar sobre o todo e a particularidade na educação

  • A partir de 2022 – 

           

INTERATIVIDADE : ENCONTROS COM O OLHAR

Como parte interativa da exposição OLHA ONDE PISA, será desenvolvido sempre com dois grupos de escolas social ou geograficamente distantes uma aproximação através da arte com valorização da particularidade do olhar. Os produtos realizados pelas crianças ou adolescentes serão apresentados juntos, numa exposição virtual ampliadora da exposição OLHA ONDE PISA, de Helio Rodrigues.

 

Contato:

Zane Garnier – Agente cultural

55 21 987806782

zane@arteacaobrasil.com.br

zane.garnier@gmail.com